30 março 2015

Depoimento militante

As licões que aprendi com o Partido Comunista do Brasil

Celebrando os 93 anos de existência

Bosco Rolemberg

Dois momentos de muito orgulho na minha vida. 
A filiação ao PC do B em  1972, na clandestinidade, caminhando nos trilhos da estrada de ferro entre a cidade do Cabo-PE e a Charneca na zona canavieira.

A filiação ao PC do B na legalidade ,em 1987 , em ato político na Assembléia Legislativa em Aracaju “quando ainda não tinha o olhar lacrimoso que hoje trago e tenho”

Colocar a política no comando e manter o foco
Em todas as situações e circunstâncias manter a calma para avaliar a correlação de forças  e vislumbrar a tarefa exequível, que vai representar um avanço social e galvanizar a maioria da população.

Definir seu projeto no coletivo e lutar para realizá-lo
Tomar iniciativa, batalhar para alcançar as metas, não se embrulhar com amarras, e realizar sua contribuição de acordo com sua capacidade e ocupar as posições correspondentes.

Manter relação constante com o povo simples
Ouvir suas opiniões, compreender suas novas necessidades e visão dos problemas e soluções. 

Relação ampla com todos
Em cada momento, em função dos objetivos, realizar as alianças mais amplas possíveis, sem preconceitos ou discriminações.

Dedicar o melhor de si para conquistar a vitória
A alegria de conquistar os objetivos depois de árduos esforços, sacrifícios, dedicação e empenho total.

Tomar inspiração nas experiências
Cada situação concreta é única, mas alguma experiência já realizada em outras condições e circunstâncias, ajudam a análise para encontrar a melhor saída e solução para os problemas atuais.

Atenção permanente as novas situações e necessidades
Partir do balanço das experiências positivas, dos acertos, das vitórias e avanços , mas investigar imediatamente a nova realidade das classes sociais e seus novos problemas e necessidades e encontrar novas formas de enfrentá-los.

Nenhum comentário: