10 março 2015

Protagonismo juvenil

Discurso de Zanzul Alexandre, representante dos delegados eleitos, na solenidade de posse do Conselho Municipal da Juventude do Recife
Somos várias "juventudes", a da periferia, a da igreja, a do hip-hop, a do pagode, a do rock, a da política, a juventude negra, a do candomblé, a da balada, a secundarista, a universitária, a trabalhadora e tantas outras que podemos ser.
E ao mesmo tempo somos uma só juventude, pois os problemas e angústias que interferem em nosso cotidiano e que desafiam o nosso futuro são os mesmos: a mobilidade urbana, o extermínio da juventude negra, a acessibilidade, a questão da utilização dos espaços públicos, a saúde da mulher jovem, a homofobia, o acesso ao primeiro emprego, a política com relação às drogas, são pautas que nos unem em torno de um propósito: A luta por uma juventude protagonista das mudanças e dona do seu futuro.
O fato é que hoje há uma efervescência de movimentos sociais em nossa cidade, a maioria encabeçados por jovens que viram ser possível mudar a realidade através da mobilização social.
Nós, membros do Conselho de Juventude, eleitos para representar a sociedade civil, viemos com o sentimento de cumprir o nosso dever de ser fiscalizador e propositivo e, mais ainda, de ser o elo da juventude do Recife, suas organizações e instituições para com a Gestão Municipal. 
Solicitamos que a prefeitura informe ao Conselho o que cada secretaria está desenvolvendo para juventude do Recife, pois a boa política municipal começa pela decisão do prefeito, passa pela secretaria de juventude e se espalha para cada uma das secretarias municipais.
Que a secretarias participem ativamente das atividades do Conselho e que, ao mesmo tempo abram as portas para acolher e colocar em prática nossas demandas nos programas e ações implementados na cidade.
Que a prefeitura faça a maior Conferência de Juventude da história do Recife, dando voz e vez a juventude de todas as partes da cidade, que escreveram uma nova página da história da participação juvenil, na redes e nas ruas, a partir das jornadas de junho de 2013.
Temos a certeza e o compromisso que o diálogo e a amplitude da juventude, serão pautada no Conselho Municipal de Políticas Públicas do Juventude.

Ilustração: Do site letraselutas.maispt.org 

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: