24 junho 2015

Festa e luta contra a fome

Mesas nas tão fartas neste São João

Luciano Siqueira

É da nossa tradição, nesta parte do Brasil – o Nordeste: o ciclo junino – a noite de São João, dia 23, sobretudo – é comemorado pelo nosso povo com mais amplitude e paixão do que mesmo o Carnaval.
Não apenas no interior, mas também nas capitais, especialmente nos bairros periféricos, a noite é engalanada por fogueiras, quadrilhas e “palhoções” armados para o bom forró.
No Recife, a Prefeitura dá suporte a extensa programação, envolvendo artistas da Região.
Segunda-feira última, 22, ocorreu a 9ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira, no Pátio de São Pedro, promovida pelo Núcleo da Cultura Afro-Brasileira em parceria com Mãe Elza de Iemanjá. Uma celebração da culinária africana, com cantos e rezas alusivos ao orixá Xangô e ao santo católico São João. Expressão da miscigenação, uma das marcas da formação do nosso povo.  
São João é sinal de mesa farta. Este ano, tem tanto.
A crise econômica e a escassez de chuvas concorrem para o aperto também à mesa. Nem tudo o que se quer é possível. Infelizmente.
O que chama a atenção para o combate à fome em sua dimensão, digamos, universal.
Mundo afora, a fome sempre existiu. Fatores diversos como causas – de calamidades naturais e climáticas à exploração e à iniquidade sociais.
O paradoxo é que, nas condições de hoje, tamanha a evolução da ciência e da tecnologia e da capacidade do homem explorar a natureza com eficiência e bom senso, é possível produzir alimentos em dobro do necessário para alimentar toda a população do Planeta, conforme assinala José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Daí ser significativo que, recentemente, fruto de políticas públicas articuladas, a ONU proclamou o Brasil fora do Mapa da Fome.
Uma conquista extraordinária, verificada no transcorrer das transformações em curso desde 2003, nos governos Lula e Dilma, em que mais de quarenta milhões de brasileiros e brasileiras superaram as condições de existência abaixo da linha da pobreza ou de extrema pobreza.
Conquista em certa medida ameaçada pelas graves incidências da crise econômica global sobre o nosso País e pelo atual ajuste fiscal rigoroso. Inflação e desemprego são irmãos gêmeos da subalimentação.
Em termos globais, a fome atinge 870 milhões de seres humanos.
O que reclama, segundo Graziano, a correta compreensão de que “a economia é capaz de lançar a pedra do futuro o mais longe possível. Cumpre à ética cuidar de sua trajetória”.
Que os festejos juninos reforcem em todos nós o melhor de nossa tradição cultural e também reavivem a consciência de que é preciso seguir na luta pela erradicação da fome no mundo. 

Arte: Militão dos Santos
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: