19 agosto 2015

Uma noite marcante no Teatro de Santa Isabel

Burle Marx e Nenéu Liberalquino

Luciano Siqueira, no Blog de Jamildo/portal ne10

Uma noite marcante, a de hoje, no Teatro de Santa Isabel. A Banda Sinfônica da Cidade do Recife presta homenagem ao paisagista Robert Burle Marx, que no dia 4 deste mês faria 106 anos.
O concerto de hoje, é o quarto da agenda anual da Banda Sinfônica.  
No programa, uma coletânea de sucessos da Bossa Nova: Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá e Antônio Maria), Samba de Verão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn), Influência do Jazz (Carlos Lyra), Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinícius de Moraes) e Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes). Em seguida, Sinfonia nº40, K.550 – I. Molto Allegro, de Wolfgang Amadeus Mozart; Arioso, de Johann Sebastian Bach; Nêga, de Afonso Teixeira e Waldemar Gomes; Big Band Tribute, de vários autores; e A Disney Spectacular, com músicas dos cartoons da Disney.
A regência é do consagrado maestro Nenéu Liberalquino, pernambucano de Canhotinho, com formação lastreada na Berklee College of Musica, de Boston e na University of Massachussets (EUA). 
O concerto é parte da Semana Burle Marx, organizada anualmente pela Prefeitura do Recife em parceria com um conjunto de instituições: o Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco, o IPHAN, o CAU (Conselho de Arquitetura de Urbanismo), o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e a Barte Galeria.
Pela Prefeitura do Recife, as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Turismo, de Educação, o Museu da Cidade do Recife, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), a Emlurb e a Fundação de Cultura.
A Semana é destinada à difusão da obra do homenageado e à valorização do patrimônio arquitetônico, paisagístico e cultural da cidade, conforme a lei 17.571/2009, de minha autoria, quando vereador, sancionada pelo então prefeito João da Costa.
Este ano, iniciadas no dia 5, as comemorações ultrapassam o espaço temporal de uma semana.
Já aconteceram a abertura da Exposição "Expo Burle Marx passou por aqui...", na Barte Galeria, a Oficina de Jardinagem "Paisagista Burle Marx", no Jardim Botânico do Recife, a palestra do jornalista Marcus Prado "Roberto Burle Marx: arquiteto, paisagista e pintor", também na Barte Galeria, a peça teatral sobre Educação Patrimonial e Ambiental, na Praça de Casa Forte, o circuito Olha Recife - Circuito das Praças Burle Marx (Arsenal, República, Farias Neves, Euclides da Cunha, Derby.
Burle Marx, além do paisagismo, expressou seu gênio artístico no design de jóias, na tapeçaria, na pintura, no canto, no desenho e na escultura.
Sua obra paisagística, espalhada por vários países, é reconhecida mundialmente.
No Recife, seis jardins por ele projetados foram tombados, recentemente, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunido em Brasília, atendendo a pleito encaminhado desde 2008 pelo Laboratório da Paisagem do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Pernambuco (UFPE), com o apoio do “Comittee on Historical Gardens and Cultural Landscapes” e da “Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas” (ABAP).  
Passaram a contar com a proteção federal os jardins das praças Euclides da Cunha, Casa Forte, do Derby, da República e Jardim Campo das Princesas, Salgado Filho e Faria Neves.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Nenhum comentário: