21 setembro 2015

Apesar de tudo, otimismo

A consciência do mal

José Eduardo Agualusa, em O Globo

Certas manhãs, ao ler os jornais, aflige-me a dura evidência de que a Humanidade é má, irremediavelmente má, e que o mundo está à beira da grande catástrofe. No dia seguinte, porém, já me parece o contrário: o mundo talvez esteja, afinal, recomeçando. Talvez estejamos simplesmente na confusa fronteira de um tempo novo, aturdidos pela luz futura, e com alguma dificuldade para nos libertarmos da brutalidade com que, durante milênios, lidamos uns com os outros e com a natureza à nossa volta.
Por um lado, são as imagens da jornalista húngara a chutar crianças e a passar uma rasteira a um refugiado que carrega o filho nos braços. Por outro, é a notícia de que vem aí uma vacina contra a malária, doença que continua a matar, todos os anos, milhões de pessoas. A malária tem sido um dos principais obstáculos ao desenvolvimento de muitos países tropicais, sobretudo no continente africano. Se conseguirmos prevenir a malária, alguns desses países poderão recuperar em poucos anos um atraso de décadas.
Por um lado, fico a saber que as flores estão a perder o perfume, devido ao efeito de estufa e à poluição atmosférica, e que essa desgraça dificultará ainda mais a já difícil existência das abelhas, de cujo trabalho depende a vida das plantas e a nossa. Por outro, leio que o ritmo de desmatamento no mundo se reduziu para metade no último quarto de século. Ainda não é o fim da tragédia, mas parece ser o começo do fim.
Num dia, dizem-me que o El Niño de 2015 vai ter uma intensidade nunca antes vista, e que os próximos meses poderão ser os mais quentes desde que há registros (vale lembrar, a propósito, que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera atingiu um nível recorde em março deste ano). No dia seguinte, leio que cientistas russos e espanhóis estão em vias de conseguir deter ou inverter o processo de envelhecimento; que outros cientistas tencionam clonar um mamute e que ainda outros vão realizar o primeiro transplante de cabeça num homem que sofre de uma rara doença de atrofiamento muscular.
Talvez eu só devesse ler os jornais dia sim, dia não — nos dias sim. “Nada denuncia tanto o homem vulgar quanto a recusa em ser desiludido”, escreveu Emil Cioran, e eu leio isto e sinto-me o mais vulgar dos homens vulgares. Dou-me conta, contudo, que a vulgaridade do otimismo, que Cioran pretende ironizar, é em si mesma inesperadamente otimista. Sobretudo, tendo em atenção um outro aforismo do próprio Cioran, filósofo romeno que namorou com o nazismo e que era um sujeito profundamente cínico e melancólico: “No pessimista combinam-se uma bondade ineficaz e uma malvadez insatisfeita.”
Sendo assim, prefiro permanecer otimista e acreditar que a atitude da jornalista húngara tem mais a ver com o passado do que com o futuro da Humanidade. Ela, os fascistas islâmicos, e outros da mesma laia, são uma espécie de arcaísmos morais — estão no mundo para lembrar a todos que houve um tempo em que a maioria das pessoas era bruta, estúpida e má; em que a escravatura era legal e institucionalizada; em que a tortura sistemática fazia parte dos sistemas de justiça; em que queimar pessoas vivas em público era considerado um espetáculo edificante, aconselhado a crianças, e tantas outras depravações e imensas maldades.
Não existe mais crueldade, mais maldade, mais horror, no nosso tempo do que há 50 anos. O que há, é uma mais ampla exposição do horror. Imaginemos aquela jornalista a chutar crianças, não refugiados sírios, na Hungria, em 2015, mas meninos judeus, na Hungria, em 1935. Talvez alguns colegas dela tivessem dado conta do sucedido. Mais ninguém. Não teria explodido um largo movimento global de indignação. Um ou outro colega poderia tê-la criticado. Porém, face ao grande silêncio geral, também eles se calariam. A mulher voltaria a chutar meninos judeus. As pessoas à volta dela começariam a achar uma atitude normal, isso de chutar meninos judeus, e assim, pouco a pouco, o mal se instalaria, como de fato se instalou, cotidiano e vulgar.
Escrevi, há alguns anos, que a grande diferença entre um país do terceiro mundo, como Angola, e um país desenvolvido, como a Noruega, é que nos primeiros o horror está à superfície e a beleza se encontra oculta, ao passo que nos segundos a beleza está à superfície e o horror jaz escondido. A novidade, a feliz novidade, é que nos nossos dias começa a ser cada vez mais difícil manter o horror oculto, onde quer que seja. Não há mais maldade hoje, não. Não há mais criminosos. A corrupção não piorou. O que aumentou foi a denúncia. O que aumentou foi a consciência do mal — e isso é bom.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: