08 setembro 2015

Articulação ampla e propositiva

Fator novo na cena política

Luciano Siqueira, no Blog da Folha
Sob qualquer ângulo que se o examine, a realização da Conferência Nacional em Defesa da Democracia e por uma Nova Política Econômica, sábado último, em Belo Horizonte, se constitui em um fato promissor na cena política brasileira.
Um acontecimento significativo, pelo seu conteúdo - traduzido no Manifesto divulgado ao final - e pelo largo e heterogêneo espectro político e social reunido, à semelhança da ampla frente constituída na campanha das Diretas Já, em 1984.
Dos movimentos sociais, estiveram na organização e na realização da Conferência sindicalistas, trabalhadores dos movimentos sem terra, movimentos pela moradia, pastorais sociais, igrejas, movimento negro, LGBT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CBT) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidades do movimento estudantil, entre elas a UNE.
Também líderes partidários situados à esquerda, de diversas regiões do país: o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, os deputados federais Wadson Ribeiro e Jô Moraes e a líder comunista na Câmara Federal, Jandira Feghali, o ex-ministro e ex-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, Tarso Genro (PT), ex-governador do Rio Grande do Sul, os senadores Lindberg Farias (PT) e Roberto Requião (PMDB), Luzianne Lins, deputada federal (PT-CE), além de Nilmário Miranda, secretário de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais, representando o governador Fernando Pimentel, dentre outros.
No centro do debate, a defesa do mandato da presidenta Dilma Roussef e uma pauta relacionada com os rumos da economia - particularmente a redução de juros, no sentido destravar os investimentos produtivos.
Num instante em que se faz duro ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas, a taxação das grandes fortunas impõe-se como
medida necessária e justa.
Outra bandeira levantada com força na Conferência: a extinção do financiamento empresarial de campanhas eleitorais, como instrumento eficaz de combate à corrupção institucional.
No conjunto, a pauta da Frente Brasil Popular se mostra avançada.
Imediatamente factível? Certamente não, a correlação de forças adversa a obstaculiza. Porém ocupa um espaço na cena política e se converte, a Frente, em fator dinâmico avançado em meio aos muitos movimentos no sentido da concertação de um pacto nacional pela superação da crise e pela retomada do crescimento.
Agora, a Frente Brasil Popular há que se concretizar em cada estado e, em âmbito local, a partir das capitais e cidades grandes e médias.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: