10 setembro 2015

Bom debate, respeito às diferenças

Profira o veredicto!

Silvia Reis*
Veredicto é uma palavra de origem latina e seu significado ao pé da letra é “verdadeiramente dito”. Segundo o “Houaiss”, “veredicto” é a decisão do júri, ou de qualquer outro tribunal judiciário, acerca de um processo.
Fazendo uma analogia com crise política atual, penso que o termo “veredicto” merece uma reflexão mais ampla e tal discussão pode pôr um fim ao jogo das falácias carentes de consistência e compreensão lógica que a mídia insiste e nos bombardear. Com isso, não pretendo defender ou ofender os lados opostos do poder, longe disso, prefiro apostar na coexistência das ideias em prol da democracia e de uma sociedade mais justa. 
E em meio a tanta (des)informação, é preciso manter a lucidez intacta e o questionamento afiado. Já dizia Sócrates (469-399 a.C.), “Uma vida sem questionamento não vale a pena ser vivida por um ser humano.” 
Nessa perspectiva, fico na torcida para que os conflitos locais e globais sejam direcionados. É preciso resgatar a confiança fundamental de que os esforços, mesmo diante de uma realidade às avessas, serão recompensados. Unir esforços para vencer a crise.
Diante dessa compreensão, reproduzir falácias e discursos vazios da mídia não nos levará a lugar algum. Esse jogo das palavras como objetos de uma maestria típica das mídias, governa o que acontece nas conversas nas redes sociais não é inteligente - e, se pensarmos bem nisso, existe uma tentativa de fazer o júri (nós) proferir seu veredicto, antes que qualquer evidência seja dada. Sentença primeiro, veredicto depois! 
Vamos com calma, companheiro! O que está em jogo não é apenas o “seu umbigo” e você não foi escolhido para sentar no banco dos jurados. É preciso desenvolver o senso de “pertencer ao maço”. 
Discursos que inflamam a violência e a falta de respeito a quem quer que seja, devem ser inaceitáveis por cada um, respeitando a diversidade e a nossa recente democracia. Não podemos abrir mão das nossas conquistas históricas. 
E como os seres humanos são sociais por natureza, sendo particularmente hábeis em utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbalgestual e escrito, para se expressar, trocar ideias e se organizar, vamos fazer bom uso disso!
A nossa democracia ainda é uma criança e temos muito que aprender.
...
Silvia Reis é professora da rede municipal do Recife
Ilustração: globaldebate.blogspot.com

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: