09 setembro 2015

C&T para pessoas com deficiência

A tecnologia assistiva

Aldo Rebelo, no portal Vermelho

Das definições de Ciência, a mais humilde e generosa é a de que serve para aliviar o sofrimento humano. A Medicina, principalmente, mas também qualquer outro ramo do Conhecimento, na medida em que as descobertas científicas e invenções tecnológicas atenuam os fardos da Humanidade e proporcionam uma vida amena.
Nesse conceito inscreve-se um dos programas mais virtuosos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o de Tecnologia Assistiva, que financia pesquisas e a produção de recursos, serviços, equipamentos e procedimentos especiais para pessoas com deficiência.
O Brasil tem uma enorme clientela para essas inovações. Já em 2010, segundo o Censo do IBGE, 45,6 milhões, ou 24% da população, apresentavam algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. O impacto é maior para os idosos e pobres, entre os quais a deficiência tende a ser um desafio para as famílias. Daí porque o Ministério incentiva pesquisas (existem 70 grupos em atividade no País) que resultem em artefatos e serviços inovadores, mais acessíveis e baratos, fabricados pela iniciativa privada.
Já foram criados ou aperfeiçoados 1.500 produtos, que vão desde as clássicas próteses a talheres adaptados, de vestuário especial a equipamentos fisioterápicos, de aplicativos a jogos recreativos. O MCTI publica o “Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva” na internet: http://assistiva.mct.gov.br/index.php.
A tecnologia evoluiu de forma espetacular desde que os primeiros mutilados de guerra exigiram a criação de próteses e outros equipamentos para suplementar as deficiências adquiridas nos seus ofícios. Hoje, fabricamos óculos que dão visão aos cegos, telefones que possibilitam a comunicação de pessoas com deficiência na fala e na audição, circuitos bioeletrônicos que restabelecem movimento dos paraplégicos.
Todos que participam dessa cruzada solidária de apoio ou assistência aos deficientes têm orgulho de usar a técnica para devolver a eles a arte de viver.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: