10 outubro 2015

Poemas sobre uma obra universal

Antologia de Carlos Newton Junior reúne poemas sobre Dom Quixote

Para celebrar os 400 anos da publicação da obra, pesquisador reuniu poemas de 40 autores, incluindo Machado de Assis, Drummond e José Saramago
O crítico literário Wilson Martins costumava reclamar de antologias, como lembra o pesquisador e poeta Carlos Newton Júnior: dizia que elas eram uma forma de escrever com o talento dos outros. Mesmo ciente da brincadeira, o especialista na obra de Ariano Suassuna teve a ideia, em 2005, de celebrar um dos principais romances da literatura ocidental, Dom Quixote, através das inúmeras homenagens que ele já recebeu de poetas. Nascia ali, na celebração dos 400 anos do início da publicação da obra de Miguel de Cervantes, o germe da antologia Poemas para Dom Quixote e Sancho, editada pela Editora da UFPE.
A obra, que ganha lançamento sábado e domingo (10 e 11/10), às 16h, no estande da editora na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, sai agora em um momento ainda mais oportuno do que quando foi concebida: celebra os 400 da publicação, de fato, da obra, quando ela foi concluída com o seu segundo tomo. No volume, Carlos Newton reuniu versos de 40 autores brasileiros e portugueses, compostos desde o século 19 até a atualidade. A seleção é luxuosa e tem Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Cruz e Souza e até versos de José Saramago, que nunca teve nada da sua poesia editada no Brasil.
Mais do que poemas que elogiam Cervantes ou a sua obra, Carlos Newton preferiu se restringir a versos sobre os personagens. No prefácio, ele explica a opção, lembrando que Dom Quixote e Sancho Pança não são só figuras literárias, pois viraram também “mitos visuais”. “O mais trabalhoso foi conseguir a autorização para publicar todos os poemas. Tive que falar com herdeiros, com os poetas vivos. Alguns foram verdadeiras epopeias para encontrar alguém que respondesse pela obra”, comenta Carlos Newton.
Para conseguir fazer o livro, então, contou com as muitas amizades literárias que já tinha. Além dos nomes célebres, houve um trabalho cuidadoso para encontrar poetas quase esquecidos ou hoje desconhecidos. De Pernambuco, são seis nomes: Bastos Tigre, Daniel Lima, Maximiano Campos, Olegário Mariano, Vital Corrêa de Araújo e Weydson de Barros Leal.
Fonte: Jornal do Commercio
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: