14 novembro 2015

"Seis por meia dúzia"

Trocar Felipão por Dunga

Macksandro Souza
Em blogs e colunas especula-se sobre o enfraquecimento político do ministro Joaquim Levy. Isolado, sem credibilidade e incapaz de aprovar as medidas propostas no ajuste fiscal, o titular da pasta da Fazenda estaria sendo fritado por colegas e sua troca seria mera questão de tempo.
Segundo as mesmas fontes, uma gama variada de ministros, dirigentes partidários e mesmo o ex-presidente Lula já teriam sugerido à Dilma substituir Levy por Henrique Meirelles, homem capaz de reiniciar negociações com o congresso e bem visto pelo mercado. Para aceitar o cargo, o ex-presidente do BC teria exigido o controle absoluto sobre a área econômica.
Importa notar que dessas conjecturas estão ausentes questões substantivas sobre os rumos da nossa economia. O debate centrado em nomes e em características individuais dá como único e pertinente o caminho traçado pelo ajuste fiscal, que necessitaria tão somente de um ministro com peso político para implantá-lo.
A agenda conservadora preconiza que a adoção de políticas fiscal e monetária contracionistas são necessárias e suficientes para recuperar a economia e trazer a inflação para patamares menores. Nada mais falso.
Pró-cíclico, o ajuste fiscal obedece a uma lógica atroz: o governo corta recursos do orçamento; os cortes diminuem o produto; a diminuição do produto leva à redução da receita tributária; a redução da receita tributária leva à elevação da relação dívida pública/PIB; a elevação da dívida exige novos ajustes fiscais...
Assim, o ajuste mostra-se inócuo no combate à inflação de custos, servindo tão somente para agravar a recessão econômica e em decorrência disso, o desemprego.
A economia é como o futebol. Não basta trocar Felipão por Dunga, Levy por Meirelles. Para além de nomes, importa encontrarmos vias para destravar o investimento público e reconsiderar a atual política de juros altos, encontrando formas menos danosas para controlar a inflação – medidas que contribuiriam para que o país retomasse o caminho do crescimento econômico.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: