20 novembro 2015

Significado dos atentados em Paris

Terror

Eduardo Bomfim, no Vermelho
Os atentados terroristas em Paris na sexta-feira (13/11) “merecem o repúdio generalizado como crime abominável de lesa-humanidade... e mostram os perigos a que está exposta a humanidade” afirmou com justeza em nota oficial a direção nacional do PCdoB.
É fundamental identificar as causas desse barbarismo fanático de grupos fundamentalistas que atuam como se fossem uma espécie de franquia do ódio e violência doentios.
Cabe às nações que defendem a democracia, a soberania dos povos, a sensatez como diplomacia nas relações entre os indivíduos, sociedades, o combate a esse fenômeno brutal, repugnante.
Antes da primeira guerra do Golfo não existiam grupos terroristas que merecessem maiores preocupações dos órgãos de inteligência na Europa, Estados Unidos e no mundo ocidental.
Com a política de incentivar o caos no Afeganistão, sob o governo do presidente norte-americano Jimmy Carter, começou-se a fecundar o “ovo da serpente” através de um líder oriundo de uma milionária família saudita do petróleo, promovido a insurgente mor contra o Estado afegão. Seu nome, depois mundialmente conhecido, Osama Bin Laden, chefe da organização terrorista Al Qaeda.
Recentemente procurando estender o controle geopolítico sobre a Líbia, Iraque, Irã, destituir o governo de Assad na Síria, outra vez os EUA apoiaram uma organização brutal, terrível, o Estado Islâmico.
Os incentivadores desses grupos fanáticos perderam o controle sobre eles e desde 2001 a humanidade passou a conviver com dantescas ações de terror como o ataque contra as Torres Gêmeas em Nova York.
As ações criminosas em Paris resultam desse contexto, assim como a explosão do metrô em Madri anos atrás, e atentados ignominiosos no Oriente Médio, África etc.
As consequências de tudo isso tem sido o horror que ameaça as nações, a fragmentação do Oriente Médio, do continente africano, banhados em sangue, o flagelo social de milhões de refugiados rumo à Europa principalmente.
Tanto como é óbvia a crise sistêmica da Nova Ordem mundial, a presença do fascismo na Europa como força crescente, do ideário autoritário no mundo. O Brasil deve manter firme repúdio ao terrorismo, a defesa do Estado de Direito, da democracia, da soberania nacional, e acautelar-se em um cenário que aderna perigosamente para sérias tensões geopolíticas globais.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: