15 novembro 2015

Solidariedade

"Somos todos franceses", diz Dilma em carta a François Hollande

A presidenta Dilma Rousseff enviou neste sábado (14) uma carta de solidariedade ao presidente da França, François Hollande, depois dos ataques que mataram pelo menos 128 e deixaram 300 feridos, dos quais 80 em estado grave, na noite desta sexta-feira (13) em Paris. No texto, a presidenta repudia os atos terroristas, classificando-os como "covardes".
"Recebi com profunda consternação a notícia dos covardes atentados terroristas. Neste momento de choque e tristeza, os corações e mentes dos brasileiros estão com os feridos e as famílias das vítimas fatais", diz o documento.
Dilma ainda expressa solidariedade ao povo e governo da França e "condena esses atentados de forma veemente".
"Estou certa de que a nação francesa saberá enfrentar com altivez e determinação esse momento difícil, e dele sairá mais forte e coesa", afirma.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Um comentário:

Unknown disse...

Analisando a violência na visão psicanalítica.

Fragmentos da minha Tese:

...Violência vem do Latim Violentia, “veemência, impetuosidade”, de Violentus, “o que age pela força”, também relacionada à Violare, “tratar com brutalidade, desonrar, ultrajar”. Etimologicamente a palavra "violência" vem da junção das palavras latinas: vis, "força" e "virtude" advém de poder. Para Freud (1930), a violência é inerente ao ser humano, iniciando no processo da fecundação que se configura com romper do óvulo, assim como o traumatismo do nascimento, dando origem a Stultitia (buraco – vazio, em busca do Dasding – objeto para sempre perdido da humanidade), emergindo através da angústia, a partir do desamparo que o bebê sente por ter sido retirado bruscamente da “Zona de Conforto”, o útero, sendo caracterizada como violência ontológica. Todavia, torna-se “companheira” inseparável do sujeito, perpassando cada etapa do desenvolvimento humano com as suas peculiaridades desde a infância, a adolescência, a idade adulta e a maturidade. Portanto, a violência tem que ser vista holisticamente, de dentro para fora não de fora para dentro, só assim, haverá o repensar das ações e reações humanas...

...O ser para o mundo compreende-se, o ser comprometido com os princípios éticos da responsabilidade, lealdade e honestidade consigo e com o ente. Sabemos que a ética emergiu na humanidade pela necessidade de estabelecer regras. A sua finalidade é para que haja sensatez e bom relacionamento social, possibilitando o bem-estar entre o ser e os entes que compõem a sociedade. Neste sentido, a ética, pode-se dizer que, parte do princípio da justiça social que estabelece regras e limites em favor da coletividade, tendo o pilar no respeito, no amor recíproco.
E algo está falhando. A violência é um fenômeno complexo, é vista como violação do ser. Os que são violentados têm a predisposição a serem algozes, caso não haja a escuta e ação. A ONU deve unir forças para haja o enfrentamento.