17 dezembro 2015

Um pacto necessário

Trabalhadores, empresários e governo na agenda pós-ajuste

Luciano Siqueira, no Blog de Jamildo/portal NE10

No Parlamento, no Judiciário e nas ruas e redes, o conflito segue aceso: impeachment ou não. Para o bem ou para o mal o desenlace se avizinha.
Enquanto isso, em Brasília, um fato promissor: em torno de uma agenda pelo crescimento no pós-ajuste, reúnem-se centrais sindicais, entidades empresariais e governo.
Em mais uma rodada do Fórum de Debates do Trabalho e Previdência, a retomada do desenvolvimento, no contexto de crise política e econômica, como tema central.
Participaram da reunião os ministros Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) e Armando Monteiro Neto (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), entidades empresariais e representantes das seis centrais sindicais: CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central e CSB.
O Brasil há de ser maior do que a crise – afirmam analistas isentos, anotando as nossas imensas potencialidades ainda inexploradas e o interesse de grandes investidores, do Ocidente e da Ásia, em aqui aportarem novos capitais. Além da capacidade reprimida de investidores internos.
No meio do caminho tem a crise política. A instabilidade institucional inibe novos investimentos.
O mercado de capitais, nas atuais circunstâncias, tem a preferência dos investidores em potencial.
Daí a importância da discussão havida no Fórum, inscrita entre os preparativos para o instante pós-ajuste e de retorno à normalidade institucional.
Uma sinalização aos partidos políticos, inclusive.
Um documento (“Compromisso pelo Desenvolvimento”) com sete diretrizes foi à mesa – e, posteriormente, acolhidas sugestões e emendas, levado à presidenta Dilma.
No documento estão incluídos a adoção de políticas de fortalecimento do mercado interno para incremento dos níveis de consumo, emprego, renda e direitos sociais e a ampliação de investimentos no setor de energia, como petróleo, gás e fontes alternativas renováveis e, em especial, na Petrobras. 
A retomada do crescimento deve acontecer alavancada por pesados investimentos em infraestrutura – portos, aeroportos, rodovias, ferrovias -, para superar os entraves logísticos, que associados ao aporte de inovação tecnológica, à equalização do câmbio e a redução gradativa dos juros, propiciarão um ambiente econômico novo e a melhora da competitividade da indústria brasileira.
O pacto entre trabalhadores, empresários e governo, agora desenhado, impõe-se como premente necessidade.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: