15 janeiro 2016

Descortino e flexibilidade tática

A dinâmica das alianças para outubro

Luciano Siqueira, no Portal Vermelho

Alguém de outras plagas, habituado a composições partidárias mundo afora, ao se debruçar sobre as alianças eleitorais em construção para o pleito municipal no Brasil certamente experimentará estranheza.
Um calidoscópio, dirá.
É que se associam em torno de um mesmo projeto partidos situados em campos opostos, nas esferas estadual e federal. Não há uma linha de coerência entre as alianças, que assim não são verticalizadas.
Sequer o são nas eleições gerais, que a cada quatro anos envolvem as instâncias federativas nacional e estadual. Coalizões em torno de candidatura à presidência da República quase sempre não se reproduzem nos estados, em função do poder local.
ertamente muitas variáveis concorrem para o fenômeno. Da extraordinária diversidade regional e intra-regional que caracteriza a sociedade brasileira à fragilidade do espectro partidário, passando pela própria legislação eleitoral em vigor.
Não há partidos nacionalmente unos - salvo, talvez, o PCdoB, em razão dos seus fundamentos teóricos e ideológicos. Não há agora, nem jamais houve: desde o Império às diversas etapas da República.
E a legislação eleitoral reforça isso, na medida em que - por exemplo - mantém o voto uninominal para cargos legislativos, à revelia das legendas partidárias.
Países que adotam o sistema de listas preordenadas pelos partidos induzem o eleitor a considerar programas partidários e a escolher legendas, nas quais estão alojados os candidatos.
Por conseguinte, parlamentares eleitos guardam compromisso programático em relação ao partido e ao eleitor.
Aqui, tudo conspira em favor da pulverização e do enfraquecimento da instituição partido.
Mais: na multifacetada complexidade socioeconômica e cultural brasileira, na disputa pelo poder local - Prefeituras e Câmaras Municipais - há uma dinâmica própria, peculiar, que une ou separa partidos políticos, independentemente do posicionamento na cena nacional e até estadual, de um pleito ao subsequente.
Legendas que assumem posição conservadora em outras esferas muitas vezes se colocam numa posição progressista face os desafios do município.
Assim, nas démarches em curso, inclusive nas grandes e médias cidades, visando à construção de alianças eleitorais para este ano, cabe todo tipo de solução.
Daí não se dever encarar nenhuma situação com gabarito, esquadro e régua. Antes, cabe examinar cada caso particular e buscar as composições possíveis, combinando firmeza de propósitos com flexibilidade tática.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: