25 janeiro 2016

São Paulo, 462 anos

Cristina Sidoti

A capital precisa de memória

Aldo Rebelo, no Blog do Renato

São Paulo chega aos 462 anos neste 25 de janeiro como metrópole moderna, com Ilhas de excelência cercadas de um mar de problemas e desigualdade. A cidade tem negligenciado a identidade de sua formação social, repleta de personalidades, ciclos e episódios que moldaram o Brasil, vítima de uma deformidade histórica que segrega no passado os fundamentos do presente e as bases forjadoras do futura. 
À exceção da rebelião de 1932, celebrada todos os anos, embora sem atingir o climax do civismo paulistano, eventos ultrarrelevantes da cronologia municipal não têm merecido festas ou tributos regulares, inseridos no calendário histórico.
A cidade não celebra o apóstolo Pauto como o Rio de Janeiro festeja São Sebastião. Não comemora o Grito do Ipiranga a 7 de setembro da forma efusiva como Salvador enaltece o 2 de julho que assinala a adesão da Bahia à Independência. Não exalta a proclamação da República acelerada pelos barões do café que promoveram a Convenção de Itu e fundaram o Partido Republicano Paulista para acabar com o Império decadente.
Falta até mesmo uma grande festa religiosa, como Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém, para homenagear o padroeiro, até porque a população não sabe qual é, se São Pauto ou Nossa Senhora da Penha. 
Tanto quanto negligenciada, a história de São Pauto tem sido alvejada por revisões politicamente corretas que ressalvam o trabalho dos Jesuítas (que com uma escola fundaram a cidade sob o signo da cultura), escarnecem os bandeirantes (demarcadores e conquistadores do Brasil profundo), ignoram as campanhas decisivas pela Independência, Abolição e República, esquecem a formação da classe operaria e das lutas sociais no início do século XX e já não fazem Jus à revolução estética da Semana de Arte Moderna de 1922.
Há muito o que celebrar nesses 462 anos da trajetória de uma cidade construída pela força do povo, mas a memória dos feitos históricos deve ser revitalizada.
Aldo Rebelo é jornalista, ministro da Defesa e membro do Comitê Central do PCdoB.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: