09 janeiro 2016

Uma voz altiva

Di Cavalcanti

Juramento a todas as mulheres

Melka, em seu blog Uma preta sem juizo
Eu juro que seremos irmãs e que eu vou entender cada uma de vocês, a cada instante e em todos os momentos, porque essa semelhança de sermos mulheres nos une e faz com que eu me coloque no teu lugar incondicionalmente, embora possa discordar de uma coisa ou de outra de vez em quando, mas eu vou compreender e sentir a tua dor quando tu fores julgada, violentada, agredida, ofendida, por homens ou por outras mulheres e também vou entender essas mulheres, ainda que discorde.
Eu juro, minhas amigas ou não amigas, que vou defender todas vocês quando colocarem a culpa na gente, quando disserem que a gente fez a escolha errada, que a gente é louca, quando disserem que a nossa luta não faz sentido, vou defender com unhas e dentes porque por muitos anos estivemos caladas, por muito tempo aguentamos tudo sozinhas, mas agora estamos nos encontrando com megafones e nunca mais vão calar nossa voz.
Eu juro, menina que vou contribuir de alguma forma pra que os meninos que crescem contigo não te tratem com menos respeito por causa do teu sexo, que eles cresçam livre de todo aprendizado que nos inferioriza e nos submete a situações de vulnerabilidade, perigo e humilhação, porque quando te humilham eu me sinto humilhada também, porque eu sei que só te humilharam porque tu carrega entre as tuas pernas o mesmo peso que eu de ser mulher.
Eu juro que as tuas lágrimas também vão ser as minhas, quando tu não quiser parir, quando tu quiser e não puder, quando te estuprarem, quando te colocarem pra fora de casa e te chamarem de vadia, puta, perdida, porque podia ser comigo e só podia ser comigo porque eu também sou mulher igual a tu.
Eu juro que o teu corpo frio e enterrado assassinado por quem se dizia teu companheiro vai mover a minha luta todo dia pra que a gente fique mais viva, juro que os anos de servidão dentro de casa vão acabar, juro que todas nós vamos fazer faculdade, ter bons empregos, andar sem medo na rua, morrer menos, sorrir mais, eu juro que esse dia vai chegar, juro pela minha filha que nem sei se vou ter, mas eu juro.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: