15 fevereiro 2016

Financiamento do transporte público

Quem paga a conta?

Alessandro Freitas
Anualmente, as empresas de transporte coletivo pedem 100% de aumento nas passagens para cobrir os obscuros custos do sistema; os movimentos sociais defendem 0% de reajuste para não aumentar os custos do trabalhador. Criado o impasse, o Governo se coloca no papel de tercius, oferecendo como solução um “meio termo” que mantenha o sistema rodando. Script cumprido fica o bolso mais vazio e a sensação de que nada mudou. 
Por mais que se diga o contrário, no final a disputa se “resume” ao aumento ou não da passagem. Outras questões pertinentes ao sistema não são tocadas ou não conseguem furar o cerco da narrativa construída sobre o debate.
Entre tantas omissões ou distorções uma chama atenção: o financiamento do sistema. Independente de ser estatal ou privado; bom ou ruim; caro ou barato, o ponto nodal é quem paga pelo seu funcionamento? Hoje o usuário é o principal financiador embora não seja o único beneficiário.
Os chamados beneficiados indiretos, donos de automóveis, de imóveis e de empresas em geral, por mais que não sejam usuários do sistema são beneficiados por ele. A diminuição do número de veículos e a melhora do fluxo, a valorização de imóveis próximos a grandes corredores viários ou estações de metrô, a pontualidade do trabalhador, vários são os exemplos do quão amplo são os benefícios de um sistema de transporte digno.
Se todos ganham, por que apenas ao usuário cabe o ônus de financiar o sistema? Essa é a característica mais perversa do modelo atual e seu principal gargalo. É a sociedade quem deve assumir a responsabilidade de financiar as condições necessárias para que mais pessoas tenham acesso às oportunidades que as cidades oferecem.

(*) Alessandro Freitas é secretário de Formação do PCdoB/Recife
Leia mais sobre poesia e temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: