16 março 2016

Urge uma saída

Para onde podemos ir?
Luciano Siqueira, no Blog da Folha

A pergunta vale para as três vertentes principais da cena política atual: para o governo, enredado em toda sorte de dificuldades; para a oposição, tão agressiva quanto carente de propostas alternativas; para a grande mídia hegemônica, que não separa o joio e o trigo e, na ânsia de desmoralizar o PT, ultrapassa todos os limites do razoável e parece perder o controle ao disseminar, na população, uma repulsa difusa à política, aos políticos e aos partidos, indistintamente.
Por isso, não terá sido surpresa - para o consórcio midiático-oposicionista - as múltiplas manifestações de hostilidade a lideranças do porte de Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Agripino Maia e outros nas manifestações de anteontem.
Um sinal emblemático do risco real ao processo democrático. Esse sempre, historicamente, foi um tempero no caldo de cultura propício ao advento de regimes autoritários.
É certo que deve ser levado em conta o perfil amplamente predominante entre os manifestantes do último domingo, segundo pesquisa do Instituto DataFolha, de extração nas chamadas elite rica e na classe média abastada. Portanto, do ponto de vista de classe, "os de baixo" não estão entre os que ocuparam as praças e a avenidas pelo impeachment da presidenta Dilma.
Então, a elite mobilizou mais de um milhão de insatisfeitos com o governo, mas também com os próprios políticos da elite...
Em contraposição, movimentos sociais e partidos de esquerda preparam manifestações de rua para os próximos dias 18 e 31 deste mês.
Enquanto isso, a crise econômica se aprofunda, com seus invitáveis e dramáticos efeitos sociais.
A instabilidade política e a quebra de braço no Congresso Nacional entre governistas e oposicionistas protela saídas para a crise.
Daí a impaciência dos trabalhadores em geral, que dependem do próprio suor para sobreviver; e dos empresários empreendedores, que naturalmente aspiram a um ambiente favorável aos investimentos.
Respeitadas as divergências diametrais de projetos políticos entre governo e oposição, algum acordo em favor da retomada do crescimento econômico há que ser feito.
Ultrapassada questão do impeachment, que agora parece se acelerar, provavelmente com a manutenção do mandato constitucional da presidenta Dilma, esse desejado entendimento entrará definitivamente na ordem do dia.
É o que se deve desejar. E tentar.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Nenhum comentário: