16 abril 2016

A luta seguirá na segunda-feira

Depois de domingo
Luciano Siqueira
Durante todo dia de ontem, em contatos pessoais, telefônicos e pelas redes sociais, muitas pessoas se dizem inseguras quanto que pode acontecer após a votação do impeachment domingo.
A preocupação é válida, natural e compreensível. Não há uma bola de cristal que nos possa esclarecer desde já o desdobramento da votação na Câmara dos Deputados. Mas é certo que, seja qual for o resultado, no dia seguinte inauguraremos novo quadro político do país.
Se vencermos, será o momento de se trabalhar rápido e de modo eficiente em prol de um novo pacto, envolvendo as forças vivas da nação, independentemente da posição que hoje tenham em relação ao governo, tendo como objetivo preservar a ordem democrática e retomar o desenvolvimento do país.
Nesse caso, à presidenta Dilma e as forças políticas aliadas cabe uma atitude livre de qualquer preconceito ou sectarismo, no sentido de agregar a esse pacto até mesmo correntes políticas e segmentos sociais dentre os que têm se posicionado a favor do impeachment.
Se o resultado for negativo, a luta seguirá até a votação no Senado. E se no Senado um resultado negativo viesse a se confirmar, a luta continuará de imediato — seja no combate ao governo ilegítimo que terá se constituído, seja na mobilização de forças políticas e sociais para obter conquistas expressivas nas eleições municipais de outubro, de modo acumularmos forças para o próximo pleito presidencial.
Assim, no domingo nada termina, haverá uma flexão nos termos do conflito entre os que querem prosseguir as mudanças no país versus os que pretendem retornar o modelo neoliberal que arar dimensão maior.
Todos nós devemos estar preparados para as duas hipóteses.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: