24 maio 2016

Placas tectônicas em movimento

Intrincado jogo de poder
Luciano Siqueira*
A revelação da conversa gravada entre Romero Jucá e Sérgio Machado significa muito mais do que o motivo da queda de um ministro do Planejamento com apenas dez dias no cargo.
Puxa o fio do intricado novelo político intrinsecamente relacionado com o impeachment da presidenta Dilma e a disputa entre as duas principais correntes golpistas - o PMDB de Temer e o PSDB de FHC, Serra, Aécio e seguidores. 
Espiando tudo e mexendo os cordéis, à sorrelfa, o chamado "mercado", codinome da poderosa e onipresente oligarquia financeira, que dá as cartas aqui e mundo afora. 
Ora, se desde março a Procuradoria Geral da República e o STF já tinham em mãos essa gravação, por que não agiram?
Por que não tiveram a mesma atitude adotada em caso semelhante envolvendo o então senador Delcídio Amaral?
Por que adiaram, só Deus sabe para quando (não fosse a reportagem da Folha de S. Paulo), o exame do assunto, mesmo sendo notório que, àquela altura, se assim tivesse ocorrido, provavelmente mudaria o curso do processo de impeachment sem crime de responsabilidade?
Na conversa, tentando acalmar o aliado Machado, Jucá se refere a ministros do STF a que teria acesso, e não apenas ao notório ministro-militante Gilmar Mendes. Pura bazófia ou verdade?
Também vale observar ter sido justamente a Folha de S. Paulo, o jornal mais vinculado ao tucanato, a divulgar o teor da conversa. 
Na partilha do butim, o PSDB recebeu de Temer os principais postos da gestão econômica e financeira, menos o ministério do Planejamento, igualmente importante, entregue ao "negociador" parlamentar peemedebista Romero Jucá. Contrariou a quem?
Em sua entrevista coletiva, na manhã de ontem, Jucá se vangloriou de ter o respaldo dos "agentes econômicos", vale dizer, do "mercado". Terá mesmo?
Diante do barco furado que é o governo interino Temer-Cunha, quiçá o afair Jucá-Machado venha a contribuir para mover, como placas tectônicas, alguns senadores que inicialmente votaram pela admissibilidade do processo de impeachment e agora, pela evidência dos fatos, venham a mudar de posição.
Assim, se evitaria o placar de dois terços necessário para o afastamento definitivo da presidenta Dilma.
Para que tal aconteça, impõe-se a combinação da pressão das ruas com eficiente articulação política. 
Senadores e suas legendas, ou parcelas de suas legendas, que possam vir a se recompor com o campo democrático devem ser bem acolhidos, sem a contaminação do sectarismo ou do preconceito. Vale mais o interesse da nação do que disputas paroquianas.
*Publicado no Blog da Folha e no Blog do Renato

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

2 comentários:

aloisio disse...

Bom artigo de Luciano. Observo apenas que apenas o Estadão defendeu a candidatura Aécio, em editorial, portanto o mais firme porta-voz dos tucanos.
O que não significa não ser o jornal da oligarquia Frias também tucana.
Barroso

aloisio disse...

Bom artigo de Luciano. Observo apenas que apenas o Estadão defendeu a candidatura Aécio, em editorial, portanto o mais firme porta-voz dos tucanos.
O que não significa não ser o jornal da oligarquia Frias também tucana.
Barroso