30 julho 2016

O PCdoB nas eleições do Recife

"Frente Popular parte unida para a luta eleitoral no Recife"
Portal Vermelho
O PCdoB do Recife realiza hoje (29) sua Convenção Eleitoral, quando o conjunto da base partidária na cidade vai decidir sobre os rumos do partido nas eleições de outubro próximo. Na entrevista a seguir, Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição na chapa liderada pelo prefeito Geraldo Julho (PSB), fala sobre a decisão do partido de integrar mais uma vez a Frente Popular, que reúne cerca de vinte partidos, e outros temas relativos à luta eleitoral no Recife. 
"A Frente Popular parte para a luta eleitoral absolutamente unida, apesar das diferenças", garante o também dirigente estadual e nacional do PCdoB.
Leia a seguir.
Às vésperas das convenções partidárias desenha-se no Recife uma coalizão muito ampla e heterogênea. É possível a unidade dessa coalizão sabendo-se que em relação à crise política nacional as opiniões entre os vinte partidos que a compõem são divergentes?
Luciano Siqueira – Sim. A prática desses três anos e meio da atual gestão liderada pelo prefeito Geraldo Julio o tem comprovado. Num ambiente de respeito às diferenças e de tolerância a unidade se dá em torno do programa de governo para a cidade.
A possível coincidência da votação do impeachment no Senado em agosto não interferirá no ambiente político dessa coalizão?
LS – Creio que não. Os partidos que a integram fizeram diferentes opções nas eleições presidenciais, assim como, se comportaram de modo discrepante diante do impeachment e isso em nada alterou as relações mutuamente respeitosas e convergentes no governo. Não será agora, em plena campanha, que isso venha a mudar.
Em âmbito nacional, PCdoB e PT mantêm uma aliança que vem desde 1989. Por que no Recife essa aliança não se repete?
LS – Em razão da crise interna profunda que o PT viveu então, essa aliança já não se repetiu em 2012. O PCdoB mantém ótimas relações com o PT no Recife, porém, após três anos e meio de participação ativa na coalizão que governa a cidade – onde pontificam o vice-prefeito e os titulares das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Esportes, além da direção do IASC (Instituto de Ação Social e Cidadania) – não faria sentido abandonar a coalizão e passar para o lado oposicionista. Sobretudo, porque construímos juntos o programa de governo, que no fundamental vem sendo implementado com êxito.
Mas, setores do PT criticam o PCdoB no Recife por estar aliado a um partido, o PSB, cuja maioria dos seus parlamentares votou a favor do impeachment.
LS – A crítica é um direito democrático. Cada partido tem a sua opinião. Mas, a meu ver, o argumento não tem consistência, pois estamos aliados ao PSB no Recife em torno de um projeto para a cidade e a eleição é municipal. Demais, o próprio PT acaba de anunciar aqui uma aliança privilegiada com o PRB, partido cujos deputados federais votaram fechados pelo impeachment e participa com destaque do governo Temer.
Unidade da Frente
Até recentemente a imprensa local noticiou a pretensão do PMDB em indicar o vice de Geraldo Julio, alegando inclusive que a presença do PCdoB na chapa poderia causar desconforto na coligação...
LS – É verdade, os jornais noticiaram isso durante algum tempo. Vejo como natural um partido da coalizão aspirar ao posto de vice-prefeito. Mas, em condições normais, essa é uma escolha do titular da chapa, que considera os muitos aspectos de ordem política e também o critério da confiança pessoal. Sinto-me honrado por ter sido escolhido pelo prefeito Geraldo Julio para mais uma jornada de luta.
Falava-se em dificuldade de relacionamento entre o PCdoB e o PMDB...
LS - Os argumentos e fatos veiculados pela imprensa não tinham aderência na realidade. O PCdoB jamais causou desconforto a aliados, nem eu, pessoalmente. Mesmo quando participamos de alianças em confronto aberto com o PMDB aqui no Recife, pondo em lados opostos Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos, nós do PCdoB e eu, em particular, aliados de Arraes e do PSB, jamais deixamos de manter relações cordiais com o PMDB e seu líderes. Inclusive, com o deputado Jarbas Vasconcelos e com o atual vice- governador, meu amigo Raul Henry. Nem é verdade que eu costumo chamar deputados de “golpistas” porque votaram pelo impeachment. Afirmo, que o impeachment, no que tange à observância da Constituição, é um golpe, pois a presidenta Dilma não cometeu crime de responsabilidade. Mas, não ataco deputados e senadores. Nunca fiz isso durante toda a minha vida militante, não é do meu jeito de ser. Também é falsa a informação de que militantes do PCdoB teriam pichado com frases depreciativas a residência do deputado Jarbas Vasconcelos.
Olinda e Recife são duas cidades muito interligadas. Em Olinda, o PSB tem candidatura própria e combate o PCdoB. Em que medida esse fato interfere na aliança entre PCdoB e PSB Recife?
LS – Não interfere. Preferíamos que o PSB mantivesse a aliança conosco em Olinda, assim como o PT, que lá atua ao lado do PCdoB há quase dezesseis anos. Mas, respeitamos a opção de ambos terem candidatos próprios. Vamos tentar eleger Luciana Santos numa campanha elevada, sem hostilizar os candidatos do PSB e do PT, tratando-os como concorrentes e não como adversários.
Para o PCdoB, então, o Recife é uma situação considerada excepcional?
LS – Não. É uma situação comum, perfeitamente sintonizada com a linha geral do PCdoB, que considera a pluralidade de alianças em todo o país, de acordo com a dinâmica política de cada cidade e tendo em conta que o foco das eleições está na cidade. O pleito não é “nacionalizado”. Estou certo de que, apesar das diferenças, a Frente Popular parte unida para a luta eleitoral que se aproxima, pois, além do apoio da população do Recife, conta com a contribuição de quadros experientes, como o vice-governador Raul Henry e o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB); do deputado federal e secretário estadual André de Paula (PSD); do próprio PSB; do PDT; e dos demais partidos que integram a Frente.
Disputa eleitoral
A Frente Popular do Recife considera a hipótese de um segundo turno?
LS – Toda eleição no Recife é dura, acirrada. Quando se vence no primeiro turno é sempre por uma margem apertada. Lutaremos para vencer no primeiro turno, mas, obviamente, temos que considerar a hipótese de um segundo turno. Isso, inclusive, nos remete a uma condução tática da campanha firme, esclarecedora e, ao mesmo tempo, equilibrada, serena, evitando queimar pontes para alianças num hipotético segundo turno.
Como a Frente Popular pretende sensibilizar um eleitorado em sua maioria apático e descrente da política?
LS – O ambiente do pleito ainda está em formação e é uma hipótese plausível a apatia de parcelas expressivas do eleitorado. Entretanto, o debate sobre a situação atual e os rumos da cidade sempre haverá de despertar o interesse da maioria. A cidade é a extensão do nosso lar, dizem os urbanistas. E a Frente Popular tem muito que apresentar, o conjunto da obra do governo Geraldo Julio muda significativamente a vida de boa parte de nossa população – e isso sensibiliza e emociona. Realizações como o Hospital da Mulher o Programa de Robótica nas Escolas (que já beneficia mais de 70 mil alunos da rede municipal) – só para dois citar dois exemplos – têm grande aceitação entre a população. Além disso, faremos uma campanha propositiva, em tom elevado e ao mesmo tempo leve e criativa, para reafirmar a esperança e confiança do povo do Recife.
Legado para o futuro
Que legado o atual governo deixa para a cidade?
LS – Como disse, o programa de governo vem sendo executado com êxito. Justamente por ter mantido um saudável ambiente de respeito às diferenças e de busca de unidade em torno do programa, Geraldo Julio já ostenta um legado muito importante: não se deixou vencer pela crise geral do país e pela enorme restrição de recursos dela decorrente; manteve os objetivos programáticos da gestão, reduzindo apenas a dimensão das metas; destinou mais de 80% (oitenta por cento) de toda a execução orçamentária – ações, programas, novos equipamentos, etc. – para a maioria da população, precisamente a grande maioria que sobrevive do seu salário e se submete a graus variados de vulnerabilidade. Na história recente do Recife, nunca se fez tanto em tão curto espaço de tempo em favor da população que mais necessita.
Em que um segundo mandato de Geraldo Julio poderá avançar?
LS - Poderá avançar muito, apoiado na experiência e nas realizações acumuladas. Poderá, inclusive, concretizar um dos seus legados mais importantes: a retomada do planejamento como “fio da história” na gestão da cidade. Um conjunto de planos estruturantes do funcionamento e da vida da cidade – entre os quais, destacadamente, o Parque Linear do Capibaribe / Caminho das Capivaras -, englobados no projeto Recife 500 anos nos darão as linhas seguras para seguir avançando. O Recife 500 anos será o desenho da cidade que queremos no futuro, iluminando as escolhas do presente.
Por que “fio da história”?
LS - Porque a cidade do Recife, ao lado do Rio de Janeiro, nos anos 1920 e 1930 do século passado, foi pioneira do planejamento urbano. Depois, Pelópidas Silveira, nos 1950, e Miguel Arraes, no início dos anos 1960, deram passos adiante. Depois isso se perdeu sob o imediatismo como fruto da pressão das demandas emergenciais. Planos até foram feitos, porém, sem a participação da sociedade e sem concretude. Geraldo retoma o fio condutor de Pelópidas e de Arraes.
Chapa própria
Como o PCdoB encara as eleições para a Câmara Municipal?
LS – O PCdoB pretende eleger uma bancada de vereadores e vereadoras. Nós nos orgulhamos do mandato do vereador Almir Fernando, um líder popular autêntico, incansável lutador ao lado do povo da Zona Norte da cidade. Mas, pretendemos ampliar a bancada. Disputaremos com chapa própria, uma chapa competitiva de homens e mulheres vinculados à luta do povo em várias áreas e segmentos da cidade, todos com história de luta comprovada.
(*) Luciano Siqueira é vice-prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição pela Frente Popular.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Um comentário:

Unknown disse...

Luciano Siqueira sempre muito elegante ao falar. A vitória será expressiva. Diz a verdade com diplomacia, e isso é o diferencial que o faz ter uma militância fiel.

Parabéns e Rumo à Vitória!!!

#Junt@sSomosMaisFortes