25 julho 2016

Renovada a aliança PCdoB-PSB no Recife
 Atual vice-prefeito, Luciano Siqueira confirmou ontem que a chapa com Geraldo Julio será mantida
Fellipe Torres, Diário de Pernambuco
Foto: Roberto Pereira/DP
O vice-prefeito do Recife e candidato à reeleição para o cargo, Luciano Siqueira (PCdoB), tem feito malabarismo com as palavras em favor da diplomacia. Ontem, ao lado do companheiro de chapa, o prefeito Geraldo Julio (PSB), ele disse ter “se casado duas vezes”, em referência ao período atual e aos oito anos de governança ao lado do ex-prefeito e hoje candidato João Paulo (PT). O encontro, na sede estadual do PCdoB, antecipou algumas pautas previstas para a convenção do partido, marcada para sexta-feira. 
Siqueira descreveu o “casamento” com o petista como uma "relação ótima, de companheirismo e cumplicidade”. Ao longo dos dois mandatos eles teriam divergido apenas em três oportunidades, ocasiões essas mantidas em segredo. “Concluímos a tarefa sem nenhum arranhão e só tenho recordações ótimas. E eu tive a sorte de ter esse segundo 'casamento’, com um prefeito com características pessoais bem distintas. Mas, na essência, é o mesmo padrão de relacionamento. Muita camaradagem, diálogo. Só posso ser muito grato a ambos”.
Dois dias após ter o nome anunciado na chapa, o vice-prefeito revelou ter sido essa uma decisão tomada há pelo menos oito meses por Geraldo Julio. “Eu não tenho a menor dúvida de que iremos manter a chapa. Um pingo de insatisfação eu não tenho com a nossa aliança”, teria dito o prefeito, segundo Siqueira.
“Sempre o deixei à vontade, porque a escolha de um vice leva em conta a conveniência para a união partidária e o critério da confiança pessoal. É muito ruim quando um candidato é constragido pelas circunstâncias políticas a aceitar um vice que não seja de sua confiança”, pontuou.
Ainda no contexto da analogia entre política e amor, Luciano Siqueira classificou a visita de Geraldo Julio à sede do PCdoB como um gesto que “vale mais de mil palavras”. Com um tom menos romântico, o prefeito do Recife ressaltou a aliança histórica entre os dois partidos, inclusive no âmbito estadual. “Luciano teve papel fundamental na campanha de 2012 e no governo também. Foi uma liderança forte que nos ajudou a superar grandes desafios nesses três anos e meio”.
Diálogo - Questionado sobre as críticas ao governo feitas por João Paulo na última quinta-feira, quando o petista acusou a atual gestão de só ter cumprido 20% do plano de governo, Geraldo Julio desviou: “Vou dialogar com o povo. Qualquer acusação, agressão ou ofensa que seja feita por outros candidatos não vai fazer parte do meu debate. O Brasil passa por um momento de grande dificuldade econômica, o Nordeste sobretudo, e o povo do Recife é impactado por esse desafio”.
Com uma postura menos voltada para a defesa e mais para o ataque, o vice-prefeito aproveitou a ocasião para se posicionar sobre “especulações” do jogo político. Desmentiu a existência de um desconforto do PMDB com a sua permanência na chapa devido à possibilidade de um discurso da parte dele capaz de constranger alguns nomes do partido. Negou ter chamado de “golpistas” os deputados pernambucanos que votaram a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Por fim, contestou a informação de que militantes do PcdoB teriam pichado o muro da casa de Jarbas Vasconcelos (PMDB). “Se alguém pichou, não era militante do partido. Esses são ruídos. E quem resolveu foi o prefeito Geraldo Julio. Como em todo relacionamento, se a gente não tiver muita paciência e maturidade, termina deixando que o caldo entorne”, finalizou Luciano Siqueira.
uLeia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: