11 agosto 2016

Transição abortada

O "velho" suplanta o "novo"
Luciano Siqueira, no portal Vermelho e no Blog do Renato

Mesmo que o Senado, num lance a essa altura surpreendente, venha a não confirmar o impeachment da presidenta Dilma, os desdobramentos imediatos — na melhor das hipóteses, a antecipação das eleições presidenciais via plebiscito — se darão em ambiente de complexa e desfavorável correlação de forças.
Muito pior, e o mais provável que aconteça, será o provisório e regressivo governo Temer se "legalizar” em consequência do afastamento definitivo da presidenta.
Trocando em miúdos, o "velho” conseguiu superar o "novo”.
A transição da ordem neoliberal a um novo projeto nacional de desenvolvimento, iniciada no primeiro governo Lula e exaurida no último ano do primeiro governo Dilma, está interrompida, dando lugar ao retrocesso.
A receita neoliberal ressurge agora sob condições mais perversas, plenamente conectada com a ofensiva do capital financeiro internacional diante da crise global.
Tudo pondo a nu problemas estruturais da sociedade brasileira não superados no recente período de prevalência democrática e progressista e também o insuficiente nível de amadurecimento político, ideológico e técnico das forças que governaram o país ocupando a hegemonia nos governos Lula e Dilma.
Não fomos capazes de enfrentar obstáculos estruturais ao desenvolvimento econômico, nem alterar minimamente a superestrutura jurídico-estatal, que inibe o distorce transformações de maior envergadura.
Tampouco o povo foi chamado a intervir, na dimensão necessária, em momentos de ameaça e crise — nem quanto Lula gozou de amplo e consistente prestígio popular.
Lula e Dilma sempre mantiveram a velha tradição brasileira de soluções de crises "por cima", subestimando a mobilização da base da sociedade. 
O fato é que os inegáveis avanços alcançados no período recente começam a ser desmontados com incrível rapidez por Temer e seu grupo. Sequer esbarram em entraves jurídico-formais, que permaneceram no essencial inalterados.
Tanto que o conluio entre o chamado “mercado”, a mídia hegemônica, parte do Judiciário e do Ministério Público e a base parlamentar hegemonizada pela direita age quase sem encontrar resistência.
Assim, colocam-se novas condições para a luta emancipadora do povo brasileiro, de sentido estratégico e de exigências táticas imediatas muito complexas.
A agenda das forças populares e progressistas é constrangida, de imediato, pela resistência ao desmonte neoliberal; e, com olhar no médio prazo, há que relançar os pontos essenciais de um renovado projeto nacional de desenvolvimento.
Sempre buscando juntar forças – sem estreiteza, nem exclusivismo.

uLeia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

2 comentários:

Unknown disse...

Sempre coerentemente combativo. O que me assusta é que o povo, refiro-me aqui àquela massa mais carente, está lheia aos fatos. Não entende as ameaças as conquistas sociais e trabalhistas de uma geração que não fugia à luta. Uma geração que enfrentou a crueldade de ditadores, atrevo-me a dizer, animalescos. Vivemos hoje com jovens que arriscam suas vidas numa caçada a um objeto virtual, mas não dão passos para NB defender sua cidadania.

tefanny disse...

Infelizmente caminhamos para um retrocesso no processo democrático, que terá resultado desastroso para a maioria da população.