19 setembro 2016

Golpe em andamento

Governo Temer reinaugura macarthismo contra jornalistas
Kátia Guimarães, no Brasil 247

Kátia Guimarães, que relata ter sido demitida da diretoria da NBR e da Voz do Brasil, na EBC, "logo depois da primeira etapa do golpe contra a presidenta Dilma", conta o cenário dentro da empresa depois que Laerte Rimoli, ex-assessor de Eduardo Cunha, assumiu a presidência e lamenta "pelo cidadão brasileiro que continuará alienado e perde mais um direito constitucional, do acesso à informação limpa, e continuará à mercê da mídia manipuladora que nos enoja diariamente"; para ela, "esse governo reinaugurou o macarthismo, a perseguição a jornalistas"
Logo depois da primeira etapa do golpe contra a presidenta Dilma, fui demitida da diretoria da NBR e Voz do Brasil na EBC. Voltei pra a empresa dias depois convidada pelo grande jornalista e amigo Ricardo Melo para participar da resistência em defesa da comunicação pública e da EBC.
Durante todo esse processo fomos constrangidos e boicotados (alguns episódios foram tão absurdos que não devo relatar aqui) por golpistas que aparelharam a EBC - sim quem ocupou a empresa com pseudo jornalistas e profissionais que se diziam concursados, mas na verdade entraram no trem da alegria da velha Radiobrás, foi esse governo golpista - para destruir a comunicação pública e usá-la em defesa de um governo ilegítimo.
Por uma decisão questionável juridicamente ficamos sabendo que o presidente escolhido por temer, ex-assessor de Eduardo Cunha e que tocou o terror na comunicação da câmara dos deputados, voltaria a tomar posse.
Ontem pela manhã, as nossas demissões começaram a ser publicadas na internet. Fomos enxotados. Chegou o aviso pra sair rapidamente porque a nova direção não queria nos ver ali quando o novo presidente chegaria para a posse.
Esse é o parâmetro de comportamento de um governo que tramou o golpe em reuniões secretas com corruptos do congresso e o próprio usurpador que tomou de assalto o planalto. Não preciso aqui falar da competência de Ricardo, conhecida em várias redações. Mas faço questão de dizer aqui que o jornalismo da TV Brasil hoje é deplorável, o "arroz com feijão" como foi dito em alto e bom som logo que a empresa foi tomada. Lamento pela EBC, por seus profissionais - sim ali encontrei pessoas, de caráter e comprometidas, e fiz grandes amizades. Lamento pela comunicação pública brasileira (que nasceu no governo do PT pelas mãos da grande guerreira Tereza Cruvinel e ainda caminhava em busca de amadurecimento).
Lamento pelo cidadão brasileiro que continuará alienado e perde mais um direito constitucional, do acesso à informação limpa, e continuará à mercê da mídia manipuladora que nos enoja diariamente.
Esse governo reinaugurou o macarthismo, a perseguição a jornalistas
essa é apenas mais uma das histórias nada republicanas que acontecem todos os dias na esplanada ocupada.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: