27 setembro 2016

"Votar é preciso, viver não é preciso"

Um gesto simples e poderoso
Luciano Siqueira, no Blog da Folha
A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, pesquisas indicam percentuais elevados de eleitores ainda desinteressados em relação à campanha e tendentes a não comparecer às urnas ou a votar branco ou nulo.
No ambiente de profunda crise econômica, social e institucional, de corrosivo desgaste de partidos e de importantes detentores de mandato, é natural que assim seja.
Entretanto, identifica-se uma franja considerável de eleitores que, embora revoltados, movem-se pela consciência da importância do voto.
Aí reside paradoxalmente a chance de renovação das Câmaras Municipais, em geral de perfil localista e conservador - fenômeno que envolve, inclusive, grandes e médias cidades.
Certa vez, presidi no Recife a abertura de um encontro nacional de secretários de finanças das capitais. Na ocasião, pude conversar com o ex-ministro do planejamento João Sayad, então secretário de finanças de São Paulo.
O ex-ministro do governo Sarney se dizia satisfeito com a nova experiência, que lhe permitia ver as coisas acontecerem na ponta, ou seja, na esfera do poder local.
A dinâmica da cidade lhe era assim muito mais perceptível do que ao olhar distante dos gabinetes de Brasília.
Por outro lado, me dizia Sayad, enfrentava o dissabor da convivência com uma maioria de vereadores muito mais interessada no seu nicho eleitoral do que propriamente na abordagem dos problemas cruciais da cidade e do seu futuro.
Isto na cidade mais desenvolvida do país!
Agora, a composição essencial da imensa maioria das Câmaras Municipais certamente não se alterará, porém o ambiente de crise e de insatisfação pode parir uma nova leva de representantes advindos de setores sociais mais atentos ao que ocorre na vida da cidade e no país.
É o voto da consciência e da confiança, conquistado num corpo a corpo marcado pela troca de impressões e pela afirmação de compromissos dos candidatos.
Ainda que a concorrência com o voto obtido pelos meios convencionais — ditos assistencialistas e "fisiológicos" — permaneça desigual, em relação direta com o nível de consciência de organização do povo, a renovação em certa medida é possível.
Aos que disputam o voto considerado mais esclarecido resta expectativa de que seus apoiadores efetivamente peçam o voto às pessoas com as quais convive nos diversos ambientes que frequentam.
Um gesto muito simples, ao alcance de todos e ao mesmo tempo poderoso. 
É a contribuição individual para o tão necessário aprimoramento da vida política na atual quadra crítica que o Brasil atravessa, a partir da base da pirâmide — a cena política local.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: