09 outubro 2016

A opinião pessoal de Melka

O direito à cidade e as eleições municipais
Melka Pinto, em seu blog

A garantia dos nossos direitos é determinada por uma questão de capital, por uma questão de classe, a tua renda determina se tu tem direito a uma educação, saúde de qualidade e tua qualidade de vida, embora nossa constituição diga o contrário. Você já parou pra pensar quais são os seus direitos? Educação, saúde, moradia, lazer, alimentação, trabalho, segurança, previdência social, dentre outras coisas, são direitos sociais assegurados pela Constituição Federal. 
Talvez seja natural o entendimento que precisamos de escolas, hospitais e postos de saúde, talvez não tenhamos consciência que tantas outras coisas também são direitos como os meios de comunicação e a informação, por exemplo. Queria apontar aqui outro direito que talvez a maioria das pessoas não tenham compreensão do que ele significa, o direito à cidade.
O Brasil tem mais de 5.000 municípios, são nas cidades que as pessoas moram, estudam, se divertem e vivem suas vidas, são mais de 5.000 prefeituras e câmaras municipais pra gerir essas cidades e elas precisam oferecer todas as condições que a gente necessita pra viver dignamente: transporte, serviços de saúde, escolas, creches, moradia, praças, emprego, então a cidade precisa ser pensada de uma maneira completa e democrática pra o cidadão que vive nela, porque quem tem dinheiro vive bem, quem não tem quase não vive e o direito à cidade deve ser de todos e todas independente de classe.
Vivemos um momento difícil da economia mundial que afeta com força a economia do nosso país, o desemprego e a inflação estão sendo sentidos na pele principalmente pelas classes populares, a crise política então é caótica, vergonhosa e traz constantes ameaças de cortes de direitos sociais, tá muito difícil acreditar em dias melhores para os filhos desta terra por enquanto e estamos nas vésperas de eleger novos prefeitos/as e vereadores/as pra cuidar das nossas cidades, do lugar em que nós vivemos no meio de toda essa tempestade.
Alguém fez uma reflexão interessante sobre as eleições que vamos enfrentar, alguém lembrou que aquelas manifestações de junho de 2013 que mudaram as correlações das forças políticas no nosso país e que pautavam diretamente o direito à cidade vão poder questionar politicamente agora em 2016 todas aquelas bandeiras levantadas e dizeres dos cartazes, já que as últimas eleições municipais foram em 2012. Pois bem, é hora de questionar qual o papel da prefeitura e das câmaras municipais na construção do projeto de cidade que o povo precisa, qual é esse projeto?
Precisamos de cidades humanas e inclusivas, precisamos de cidades que as pessoas tenham acesso a elas, transporte público não pode ser mercadoria com passagem cara determinando quem pode andar de ônibus ou não, é um direito, Lazer não pode ser mercadoria com somente shopping center oferecendo conforto e segurança, queremos ocupar as praças públicas, é um direito. Saúde não pode ser mercadoria onde as pessoas não conseguem ser atendidas pelo SUS e quem paga plano de saúde tem médico quando precisa, serviço de saúde de qualidade é um direito. 
Aí eu pergunto, o prefeito e os vereadores da sua cidade discutiram isso nos últimos quatro anos? Os candidatos e candidatas que pleiteiam estes cargos estão discutindo isso com seus eleitores? Pela qualidade de intervenção política que conheço, acho que o debate do direito à cidade quase não é discutido nem entre eles e muito menos com a população ao qual eles representam.
É por essa falta de debate que chamo a atenção aqui, o acesso à cidade como um todo é um direito, a nossa participação enquanto cidadãos na construção dessa cidade acessível é um dever, cumpra seu dever nestas eleições, vote consciente e reivindique a cidade dos seus sonhos!
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: