22 novembro 2016

Meirelles abre o jogo

Golpismo estelionatário
Luciano Siqueira, no Blog da Folha

“Estelionato eleitoral” é uma expressão comum a oposicionistas quando cobram de um governo promessas não cumpridas.
Bem que podemos cunhar agora a expressão “golpismo estelionatário” para vincar a contradição entre o discurso (falacioso) dos que promoveram o impeachment (sem crime de responsabilidade) da então presidenta Dilma em nome da recuperação da economia.
Para quem tinha dúvidas ou acreditou ingenuamente, os fatos se sucedem à soberba, diariamente, demonstrando o contrário.
Em seis meses, o Brasil vem se tornando mais pobre, mais injusto, mais desacreditado.
E na primeira reunião, ontem, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, presidida pelo vampiresco Temer, o ministro Henrique Meirelles foi mais do que claro, escandalosamente claro.
Tendo como foco de sua intervenção a defesa da PEC 241/55, a dos gastos públicos, não teve pejo em exibir o ponto de vista do “mercado”: “Nenhum governo de 94 para cá reduziu as despesas primárias em relação ao PIB. A porta ficou aberta para a expansão do gasto público. Não há, portanto, evidência de que os projetos de ajuste fiscal tenham funcionado. De 2007 a 2015, o crescimento das despesas primárias do governo central foi de 53%, o triplo da expansão do PIB no período, de 18%. O principal motivo desse crescimento são aumento dos gastos de previdência, assistência social e transferência de renda”, afirmou.
Absolutamente falso. Na verdade, salvo nos dois últimos anos (2014 e 2015), desde 2003 os governos fizeram superávit no orçamento primário. Ou seja, sempre gastaram menos do que arrecadaram. 
Mais: o ministro ex-presidente do Banco de Boston, sem a menor desfaçatez, excluiu do seu raciocínio a sangria permanente de recursos da União para os bancos, somas astronômicas decorrentes da dívida pública dimensionada a juros estratosféricos!
Isto significa, de 2003 até hoje, uma transferência de R$ 3 trilhões (em valores atualizados).
Meirelles, ao falar ao Conselho agora remodelado justamente para assegurar larga maioria comprometida com a Avenida Paulista e Wall Street, simplesmente foi de uma clareza cristalina: o golpe, vai ficando cada vez mais claro, deu-se para interromper as transformações que se operavam no País desde 2003 rumo a um novo projeto nacional de desenvolvimento.
Veio para interditar o crescimento com inclusão social. Para desmontar conquistas e retroagir em direitos.
E reintegrar plenamente a economia brasileira ao figurino neoliberal urdido de fora, pelos senhores da banca internacional.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: