25 novembro 2016

Páginas instigantes

A RECEITA DE 1898 E A REAÇÃO POPULAR
Nagib Jorge Neto*

As greves, os protestos - do início do século 20 - eram consequência das medidas para combater o déficit orçamentário, crise cambial, inflação e dívida externa adotadas em 1898 no governo de Prudente de Morais; Ele fez um acordo com os Rothschild, banqueiros oficiais do Brasil, para pagar os juros da dívida, então impagável, segundo José Murilo de Carvalho. (Aconteceu Há Um Século, Folha de São Paulo, 1988).
Nos termos do acordo, o pagamento do principal ficava adiado para 1911, mas em troca o governo brasileiro hipotecava as rendas das alfândegas, teria de valorizar o mil-réis, cortar gastos públicos, demitir servidores, reduzir despesas com inativos. Era a receita para recuperar a confiança dos banqueiros e investidores internacionais no país e trazer de volta os capitais externos. .
Assim o presidente e o ministro Joaquim Murtinho, crítico da interferência do Estado na economia, reduziram as obras públicas, arrendaram as ferrovias e decidiram criar novos impostos, inclusive o do selo. Com apoio dos Governadores, a domesticação do Congresso - observa José Murilo - foi instaurada a “pax oligárquica”, na opinião do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, em artigo de 1975, da obra que ele renegou e pediu para esquecer.
Daí houve falências no comércio, na indústria, nos bancos, em setores da agricultura, seguidas do inevitável desemprego, enquanto o governo atingia boa parte dos seus objetivos. Então cresceu a arrecadação, enquanto o industrial Vieira Souto dizia que Murtinho salvara o câmbio, mas reduzira o país à miséria. 
Nesse quadro, em meio aos conflitos, Recife avançou - a luz elétrica chegara, o Porto do Recife recebia navios, havia automóvel, trens, “a cidade começava a ter pressa, a querer encurtar as distâncias” e ia ficando a “saudade dos bondes vagarosos, simples, puxados a burros”, segundo Antônio Paulo Rezende, autor de (DES) ENCANTOS MODERNOS.
Então havia a beleza dos maracatus, das maxambombas (primeiro trem da América do Sul), das serenatas, modinhas, enfim da cantiga de acordar donzela, amenizando o clima de confronto, greves e passeatas: Acorda Adalgisa/ Que a noite desliza/ Vem ver o luar.  Na fase a perspectiva do moderno, a busca de concretizar antigos sonhos, consagrar os ideais de desenvolvimento e justiça social. As forças sociais avançavam e era menor o temor das idéias do Manifesto Comunista, de Marx e Engels, pois elas questionavam a economia, as relações de trabalho, em quase todo o Ocidente. Outros tempos, sonhos, e a disposição de evitar as frustrações, os lamentos.
*Nagib Jorge Neto é jornalista e escritor.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: