13 janeiro 2017

Obama na prática

O discurso de despedida de Barack Obama parece ter despertado a simpatia até mesmo de muitas pessoas progressistas em todo o mundo. O sentimento é compreensível, se considerarmos os contrastes aparentes com o homem que vai substituí-lo: de um lado alguém que sustenta com grande competência uma imagem e uma retórica de verniz progressista, de outro uma personagem caricata, cuja eleição é a demonstração da profunda crise porque passam os Estados Unidos. 

É preciso lembrar, entretanto, que o homem que deixa a presidência dos Estados Unidos em nada alterou a política nefasta do governo daquele país. A eleição de um negro para o mais alto cargo do país, apesar da simbologia indiscutível, não reverteu a violência desenfreada daquela sociedade contra a população negra, que perfaz a maioria da população carcerária do país – a maior do mundo com 2,2 milhões de presos, além de 71 mil crianças mantidas em centros de detenção - e continua sendo caçada por polícias que aplicam políticas de extermínio. 

O governo Obama continuou sendo o administrador da vez dos interesses do sistema financeiro internacional, conforme demonstrou a gestão da crise iniciada em 2008. Não à toa, a parte mais relevante da banca internacional esteve ao lado da candidatura democrata nas quais o atual presidente foi derrotado. (Do editorial do portal Vermelho. Leia mais http://migre.me/vRVEZ

Nenhum comentário: