27 janeiro 2017

Tostão com a palavra

É preciso separar a saudade, um delicioso sentimento, do saudosismo
Tostão, na Folha de S. Paulo

Nesse fim de ano, de esperanças e desesperanças, de ilusões e de desilusões, de tantas mentiras (mundo pós-verdade) e de especulações e de contratações de jogadores, não sei sobre o que escrevo. Não gosto de retrospectivas, das boas e das ruins.
Recentemente, um jornalista fez uma reportagem comigo, em meu apartamento, sobre minhas carreiras de jogador e de médico e sobre o livro que escrevi.
O texto publicado enfatizava que não havia em minha sala nenhum troféu ou algo que lembrasse minhas antigas profissões. Parecia, pelo texto, que eu não curtia o passado. Não é bem assim. Apenas não gosto de exibi-lo e sei também de minha insignificância.
Deveria ter mostrado a ele meu escritório. Há um quadro com seis ingressos das partidas da seleção brasileira na Copa de 1970, presenteado por um torcedor que assistiu aos jogos nos estádios.
Possuo também uma réplica pequena da taça Jules Rimet, que ganhamos e que foi roubada dentro da CBF e derretida. Virou filme. Tenho ainda um quadro com uma lembrança de uma homenagem feita pelo Cruzeiro.
No escritório, existe também, em um quadro, a foto de todos os formandos de 1981 da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A lembrança é o elo entre o passado e o presente. É preciso separar a nostalgia, a saudade, um delicioso sentimento, do saudosismo de achar que tudo no passado era melhor, mais bonito e mais feliz. Saudosistas, com frequência, idolatram um passado que nunca existiu. "Eu não vivo do passado. O passado é que vive em mim" (Paulinho da Viola).
O futebol continua. A Chapecoense quer escolher os jogadores que lhe interessam. O clube que vai emprestar ou ceder concorda ou não.
Transferir para a Chapecoense atletas que estão sobrando no elenco não é solidariedade. É conveniência. Seria como dar, de presente de Natal, algo que você não quer mais.
A Chapecoens, que já recusou o privilégio de ficar três anos sem ser rebaixada, continua dando aula de dignidade ao futebol brasileiro.
O futebol continua evoluindo. Anos atrás, apenas poucos grandes times, como o Barcelona, marcavam por pressão a saída de bola da defesa, e apenas as equipes pequenas, quando perdiam a bola, marcavam com oito ou nove jogadores à frente da área. Hoje, muitos times pequenos marcam por pressão, e muitas equipes grandes marcam com até nove jogadores recuados, como faz o Chelsea.
Quando recupera a bola, vários avançam, até um dos três zagueiros. Mourinho, recentemente, fez algo parecido também no Chelsea, quando colocava um "ônibus" à frente da área. Tite fazia o mesmo quando o Corinthians foi campeão mundial.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: