18 março 2017

PCdoB no Diário de Pernambuco

Celebração de 95 anos do PCdoB
Dirigentes preparam atividades para comemorar a data e acreditam que se pode renovar a política com a experiência adquirida pelo partido
Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

No dia 25 de março, o PCdoB completará 95 anos. Para comemorar a data, os dirigentes do partido estão programando várias atividades. Em Pernambuco, a direção estadual está montando uma exposição, composta por 32 painéis, para mostrar ao público os principais momentos da história da legenda no país e no estado. A data do evento ainda não está definida, mas deverá acontecer na primeira quinzena de abril.

A ideia inicial é de fazer a abertura com um ato solene na Câmara Municipal do Recife e depois tornar a exposição itinerante para que possa contemplar outros locais da cidade e de grande circulação, a exemplo da Estação Central do Metrô. Além da exposição, também será exibido um vídeo, com duração de três minutos, de entrevistas com alguns representantes do partido no estado.

Ontem, o presidente estadual do PCdoB, José Bertotti, e o integrante das executivas municipal e estadual, George Braga, estiveram no Diario para divulgar a iniciativa. Eles foram recebidos pelo vice-presidente Maurício Rands. Para marcar a data, também está programado um pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na Câmara do Recife.

Ao comentar a história da legenda, Bertotti afirmou que, no atual cenário do país, é possível “renovar a política” com partidos com a longevidade do PCdoB. “Um partido que sempre esteve presente nos momentos mais importantes das lutas nacionais”, comentou. O PCdoB foi criado em 1922 com a bandeira de lutar pelos direitos dos trabalhadores, por melhores salários e conquistas sociais.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma candidatura própria na eleição presidencial de 2018, George Braga afirmou que a discussão está acontecendo internamente no partido e que deve continuar. “Temos quadros importantes a exemplo de Aldo Rebelo, Luciana Santos (deputada federal/PE e presidente nacional do partido) e a deputada Jandira Feghali/RJ. Acho importante ter um candidato em um momento como esse”, frisou.

José Bertotti, por sua vez, ponderou sobre uma possível candidatura do ex-presidente Lula (PT) e, nesse caso, como seria a posição adotada pelo PCdoB. “Temos que separar os debates. O nosso partido sempre foi um aliado histórico do PT, nos governos Lula e Dilma. Mas, neste momento, é importante ter todo mundo falado (sobre o tema)”, observou.

Sobre a reforma política, Bertotti acredita que dois pontos são fundamentais na proposta: o financiamento de campanha e o fortalecimento dos partidos políticos. “As pessoas têm que ter opinião formada sobre o conteúdo dos programas de governo dos candidatos. A reforma deve ocorrer nesses termos”, destacou. Os dirigentes, no entanto, não acreditam que a reforma seja aprovada ainda neste ano.
Acesse https://www.facebook.com/LucianoSiqueira65/

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: