10 outubro 2017

Temer acuado

Marionete em terreno movediço
Luciano Siqueira, no Blog da Folha

Com a leitura do parecer do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG) na Comissão de Constituição e Justiça, a Câmara dos Deputados desencadeia hoje a apreciação da denúncia encaminhada pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Temer.

As acusações são graves. Sem precedentes. O presidente ilegítimo é o primeiro, em nossa República, a ser denunciado no exercício do mandato por crime de corrupção, formação de quadrilha e obstrução de investigações.

Mas a continuidade do processo certamente será rejeitada pela maioria dos deputados.

Isto porque o centro de gravidade do comportamento da Câmara não está na natureza e na procedência das denúncias; está na maioria parlamentar que apoia o governo.

O fato, visto de algum longínquo país da Ásia ou da Oceania, poderia ser compreendido como demonstração de força do governante. Porém, como bem sabemos, não passa de mais um exemplo de deterioração moral, ética e política.

O governo Temer é fraco. O presidente sequer tem condições de visitar instalações militares porque generais, almirantes e brigadeiros se negam a prestar-lhe continência.

Na opinião pública, é o mais rejeitado de nossa História, desde que se inauguraram pesquisas de opinião em nosso país. Oscila entre 3 a 5% de aprovação, com mais de 90% de insatisfeitos.

Mesmo sua base parlamentar é movediça. A vitória que provavelmente se consumará agora ocorrerá por menor diferença de quando da rejeição da primeira denúncia da PGR. Nem consegue entregar tudo o que prometeu, no ingente toma-lá-dá-cá comandado por ele próprio, nem atender novas e mais amplas exigências de parlamentares dispostos a vender a alma ao diabo.

Na verdade, se mantém sustentado por sua deprimente maioria congressual, por parte da mídia e pelo Mercado — precisamente porque se dispõe a fazer o jogo sujo, ou seja, cumprir a agenda que justificou o golpe contra a presidenta Dilma, de cunho neoliberal, de supressão de direitos e conquistas sociais e solapadora da soberania nacional. Um marionete.

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Nenhum comentário: