27 fevereiro 2018

Mutações naturais


Pablo Picasso
Tudo furta-cor na cena política
Luciano Siqueira, no Blog da Folha 

Hoje, após o primeiro compromisso da manhã, sou abordado no elevador por um cidadão que se apresentou como "curioso" em matéria de política e me arguiu:

- Prefeito, por que a política em Pernambuco está toda furta-cor?

- Como assim? 

- Essas coligações que estão fazendo aí eu não entendo.

- Quais?

- O PT vai se juntar com o PSB e o PTB como o DEM?

- Sinceramente, não sei. Respondo pelo PCdoB. Daqui até as convenções, no início de agosto, muita coisa ainda vai acontecer. E muita conversa também.

Aproveitei a oportunidade para (tentar) esclarecer que o meu interlocutor chama de "furta-cor" é mera expressão da realidade como ela é. E a política, em certo sentido, não passa da face institucional da vida.

Assim, divergências, desencontros e conflitos nunca são definitivos quando acontecem entre forças políticas afins, ou seja, integrantes de um mesmo campo. Adversários de ontem podem se tornar aliados hoje justamente porque a agenda mudou.

O pensamento esquemático, lastro do sectarismo e da intolerância, "justifica" a postura de palmatória do mundo e frequentemente conduz ao autoisolamento.

E não há, na História da Humanidade, um exemplo sequer de conquistas obtidas por alguma força política isolada. A conjugação de forças é sempre necessária, seja na formulação do ideário a apresentar ao povo, seja na soma de energias militantes.

Ora, se agenda atual já não é a mesma de ontem; e se os que supostamente se equivocaram ontem mudaram de posição, só o espírito da Inquisição transportado para a luta política poderia justificar a recusa a novas alianças.

Isso dito numa conversa breve não fica muito claro, talvez. Por isso recorri a exemplos mais simples, da vida cotidiana no ambiente de trabalho, na escola, na família — para tentar me fazer compreender e, quem sabe, reforçar a ideia de que no Brasil de hoje a pedra de toque da resistência é justamente a união, a mais ampla e plural possível, de forças interessadas na restauração da democracia e na retomada do desenvolvimento em bases socialmente inclusivas e soberanas. 

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX        

Nenhum comentário: