06 março 2018

Revolução republicana


1017, 2001 anos
Pedro Caldas, página da UJS Recife, no Facebook 

Hoje, 6 de Março, é a Data Magna de Pernambuco. Bonito... Mas o que isso representa? Representa o reconhecimento de um importante momento da nossa história. Somos um povo guerreiro, com um histórico intenso de lutas, e em 6 de março de 1817 começou a REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, a Revolução dos Padres. E por que é importante sabermos disso?

Vejamos o Brasil daquela época, percebam como é semelhante ao o que estamos vivendo hoje:

Éramos uma colônia. A Elite que nos dominava, a nobreza, queria viver confortavelmente, para isso, aumentou os impostos para sustentar a vida boa. Esses impostos, enviados para a capital, não retornavam para a província o que revoltava a sociedade. Não havia democracia verdadeira, não havia liberdade de imprensa e muito menos direitos humanos.

Toda essa situação fez com que muitos (desde padres, até mascates) se unissem em prol da independência. Com as ideias iluministas na cabeça, tomamos o poder de assalto e fomos um país livre, economicamente forte e politicamente republicano. Isso por 74 dias fomos esmagados pelo poder central, mas foi intenso, marcante e revolucionário. Mostramos que é possível construir um país decente.

Hoje somos uma colônia (do poder financeiro internacional e nacional). Nossa elite, burguesa e estatal, vive confortavelmente, aumentando os impostos para salvar suas empresas e super-salários. Esses impostos, enviados para Brasília, não retornam para nós e isso nos revolta, a democracia não é efetiva, a imprensa é controlada por alguns e é fiel a esses poderes e os direitos humanos são violados diariamente. 

A Revolução de 17 não foi perfeita, não debateu profundamente a escravidão (como na revolução de 1824), mas a solução para o problema continua a mesma de 201 anos atrás: unir todo mundo que quer uma sociedade independente e democrática, tomar o poder de assalto e mudar efetivamente a vida das pessoas. A única diferença é que dessa vez tem que durar bem mais que 74 dias...
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX

Nenhum comentário: