08 maio 2018

Dispersão persistente


Apreensão nos dois polos da disputa
Luciano Siqueira, no Blog da Folha

Noticia-se que agências de investimento têm enviado informes aos centros financeiros internacionais dando conta da dispersão entre as forças que consideram de centro-direita, até o momento órfãs de uma candidatura viável à presidência da República. 
Segundo o Estadão, reinaria no todo poderoso mercado muita apreensão. Mesmo estado de ânimo de diferentes investidores estrangeiros.
No outro polo da disputa — o campo das oposições —, a dispersão também permanece. 
O PT mantém a pré-candidatura de Lula, tanto como meio de resistência e de defesa (mais do que justa) do ex-presidente, como de explorar seu inquestionável legado eleitoral.
O PDT trabalha a pré-candidatura do ex-ministro Ciro Gomes, o PCdoB a deputada Manuel D'Ávila, o PSOL Guilherme Boulos, o PSB examina a hipótese ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. 
Cenário em que, como expressão de uma extrema direita que saiu do armário na esteira do golpe contra Dilma, Jair Bolsonaro mantém bom desempenho nas pesquisas até o momento.
A possibilidade de uma disputa absolutamente fragmentada, em torno de vinte candidatos, por variadas legendas, além de dificultar o confronto mais claro entre rumos propostos para o País, certamente se traduziria numa composição da Câmara e do Senado igualmente fragmentadas — vale dizer, ingovernável.
Geraldo Alckmin, do PSDB, que seria o mais confiável pelo dito mercado, tem tornado público a conta-gotas elementos de sua proposta programática, que o distancia mais ainda das necessidades e expectativas da maioria da população. E, de quebra, negocia um provável apoio (mais do que incômodo) do ultra-rejeitado Michel Temer.
No lado de cá da peleja, o campo oposicionista, vem prevalecendo uma leitura mecanicista de uma assertiva razoavelmente verdadeira, a de que a união de forças em defesa da democracia necessariamente não tem que se converter em aliança eleitoral. 
Tudo bem. Uma coisa é diferente da outra. Mas nada impede que, acima de divergências partidárias, se busque uma união da esquerda em torno de uma plataforma comum com o intuito de levar a disputa para um segundo turno, no qual se possa alegar mais ainda as alianças e alcançar o êxito eleitoral indispensável à mudança de rumos do País.
Assim, num ambiente de crise e de instabilidade em todas as esferas do Estado e da sociedade, por enquanto o desenho do pleito nacional de outubro ainda pende mais para o caos do que para a superação dos impasses atuais.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/ kMGFD e acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina, no YouTube http://goo.gl/6sWRPX

Nenhum comentário: